Quem Somos

GRUPO DE PESQUISA COMUNICAÇÃO PARA A CIDADANIA
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

CONTATO: gpcomunicacaocidadania@gmail.com
TWITTER: @GpComCidadania
E-GROUP: http://br.groups.yahoo.com/group/comunicacao_para_a_cidadania

EMENTA: Aspectos teóricos e metodológicos resultantes de pesquisa científica que tenham como objeto as inter-relações entre comunicação e cidadania, expressas a partir dos campos comunicacional e midiático e suas relações com as culturas populares, comunidades, identidades culturais e minorias, com ênfase nos processos que se desenrolam no âmbito dos movimentos populares, comunitários, sindicais e nas ONGs, bem como nas esferas partidárias e religiosas. São priorizados igualmente estudos sobre ações e práticas comunicacionais alternativas e comunitárias envolvendo as apropriações e os usos das tecnologias da comunicação pelas redes de movimentos sociais no contexto da sociedade globalizada que envolvam perspectivas cidadãs relacionadas à diversidade cultural e à interculturalidade e em que estejam implicadas noções e / ou interfaces com classe social, gênero, geração, etnia, religião, regionalismo e migrações, além de outras experiências identitárias e minoritárias.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação comunitária; Identidades culturais; Redes sociotécnicas; Comunicação popular; Mídia alternativa; Culturas populares; Interculturalidade; Cidadania; Movimentos sociais.

Coordenador

Prof. Dr. Juciano Lacerda – jucianolacerda@yahoo.com.br

juciano-lacerda

Professor Adjunto III do Curso de Comunicação Social da UFRN. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na linha de pesquisa “Estudos da Mídia e Práticas Sociais”. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Realizou estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona em 2005/06 (Capes/MECD). É Coordenador do Grupo de Pesquisa “Comunicação para a Cidadania”, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM (Biênio 2013/14). Foi coordenador acadêmico do VIII Mutirão Brasileiro de Comunicação – MUTICOM 2013 (www.muticom.com.br). É Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva – LAPECCOS/UFRN (http://convergenciacomunitaria.wordpress.com/). É membro fundador do INPECC – Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária, integrado pelo LECC/UFRJ, LAPECCOS/UFRN e LACCOPS/UFF. Coordenou o Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA-UFRN, biênio 2012-2013). É membro e pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – NESC (UFRN). Concluiu, em dezembro de 2012, a pesquisa “Comunicação comunitária e local em rede: lógicas, práticas e vivências de sociabilidade e cidadania em telecentros e lan houses na Região Metropolitana de Natal-RN”, com auxílio financeiro do Edital MCT/CNPq Nº 014/2010 Universal. Participa da Rede AmLat (Rede Temática de Cooperação Científica Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina – PROSUL. MCT/CNPq Nº 11/2008). Integra ações de pesquisa em rede com os seguintes GPs: Processos Comunicacionais do PPGCom da Unisinos e GrupCiber (Grupo de pesquisa em Ciberantropologia) do Laboratório em Antropologia Social da UFSC. É sócio da INTERCOM e da SBPC. Interesses de pesquisa: Comunicação Comunitária e Cidadã; Teoria da Comunicação; Mídias digitais e apropriações locais; Usos sociais das tecnologias da informação e da comunicação; Processos comunicacionais em projetos de Inclusão digital; Telecentros comunitários; Mídias comunitárias, alternativas e populares;Mídias e Saúde Coletiva; Comunicação e Saúde coletiva..

Vice-coordenadora

Profa. Dra. Catarina Tereza Farias de Oliveira –  catarinaoliveira30@gmail.com

catarina-oliveira

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC 1990), Mestrado em Sociologia pela mesma instituição (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2002). Cumpriu estágio Pós-doutoral na Universidade Vale do Rio dos Sinos com ênfase na pesquisa de recepção e etnografia sobre o tema: a comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no assentamento de Itapuí, em Nova Santa Rita (RS).2010-2012). É professora adjunta M   da Universidade Estadual do Ceará (Uece).  É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UFC, atuando na linha de pesquisa Mídia e Práticas Sócio-Culturais. Atua, principalmente, nos seguintes temas: comunicação comunitária e movimentos sociais, comunicação e educação, rádios comunitárias, recepção, cultura popular, comunicação e cultura. Tem experiência em extensão universitária onde tem desenvolvido projetos de comunicação popular com sindicatos, escolas e movimentos sociais e ONGs. Também possui experiência em capacitação nas técnicas de comunicação participativa, promovendo cursos para a formação de comunicadores populares.

HISTÓRICO

O Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania teve como base o Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação e Cultura Populares, que, a partir de reclivagem realizada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, tornou-se o Núcleo de Pesquisa (NP) Comunicação para a Cidadania, em 2001, permanecendo com esta característica até a nova reclivagem, realizada de 2008 para 2009. Neste período, quando foi criada a Divisão Temática (DT) Comunicação, Espaço e Cidadania, os sócios da Intercom nucleados nesta perspectiva de trabalho seguiram as determinações da entidade e transformaram o perfil de Núcleo de Pesquisa (NP) para Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania.

Coordenadores anteriores:

1999 – GT Comunicação e Cultura Popular – Prof. Dr. Dennis de Oliveira (na época na Unimep, hoje na USP)
2001-2006 – NP Comunicação para a Cidadania – Profa. Dra. Denise Cogo (Unisinos)
2007-2008 – NP Comunicação para a Cidadania – Prof. Dr. Bruno Fuser (UFJF)
2009-2010 – GP Comunicação para a Cidadania – Prof. Dr. Alexandre Barbalho (UECE)
2011-2012 – GP Comunicação para a Cidadania – Profa. Dra. Claudia Regina Lahni (UFJF) e Juciano de Sousa Lacerda (UFRN)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s